Jason Rezaian estava nas prisões iranianas

As autoridades iranianas libertaram quatro cidadãos norte-americanas, sendo que três também têm nacionalidade iraniana. De acordo com a televisão estatal iraniana o jornalista do “Washington Post”, Jason Rezaian, Saeed Abedini, Amir Hekmati, e Nosratollah Khosravi-Roodsari irão viajar até à Suiça, para depois serem transportados até a uma base militar norte-americana na Alemanha.

Um responsável norte-americano confirmou à BBC que os Estados Unidos continuam a fazer todos os esforços para trazer de volta o antigo agente da CIA, Robert Levinson, que desapareceu no Irão em 2007.

Os Estados Unidos também vão entregar sete prisioneiros iranianos que se encontravam detidos em território norte-americano.

A troca de prisioneiros surge no dia em que o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, estão reunidos em Viena para confirmarem o levantamento das sanções a Teerão. Na terça-feira, alguns militares norte-americanos foram detidos nas águas iranianas, mas libertados imediatamente. O incidente ocorreu antes do último discurso de Barack Obama sobre o Estado da União.

Advertisements