O acordo de comércio entre a União Europeia e os países do Mercosul será uma das grandes prioridades da presidência holandesa do Conselho Europeu que começou em Janeiro. A garantia foi dada por um responsável ao eurodeputado português Francisco Assis.

Num comunicado que o “The Democrat” teve acesso, os responsáveis holandeses afirmam que “estão politicamente empenhados na conclusão das negociações porque representam um enorme passo por parte dos países membros do Mercosul no sentido de um acordo associativo com a União Europeia”. No entanto, a nova presidência acredita que ainda existe espaço para melhorar as actuais condições.

O eurodeputado socialista espera que seja possível ultrapassar as divergências que possam existir para a troca institucional de propostas ocorrer o mais rapidamente possível. Francisco Assis destaca o empenho pessoal e político na conclusão de um acordo cujas negociações tiveram início em 2000, mas foram interrompidas em 2004. Em Maio de 2010 as duas partes voltaram à mesa das negociações, estando previsto a conclusão durante o ano.

Advertisements