O Caucus do Iowa foi ganho pelo republicano Ted Cruz e a democrata Hillary Clinton. As vitórias só foram confirmadas no final da noite, após uma intensa disputa entre os candidatos republicanos e os democratas.

Nos republicanos o primeiro lugar pertenceu a Ted Cruz com 27%. Donald Trump alcançou a segunda posição com 24%. Por fim, Marco Rubio ficou com o terceiro posto, tendo conseguindo 23%. Os resultados importantes não se ficaram pelas percentagens dos três favoritos, já que, ainda havia cinco delegados para distribuir. O médico Ben Carson fica com 3, enquanto Jeb Bush e Rand Paul obtiveram um. Ted Cruz é o grande vencedor ao arrecadar oito delegados, sendo que, Trump regista 7. O senador da Florida fica com 6.

Nos democratas a vitória de Hillary Clinton só ficou decidida no final da noite, embora a candidatura de Bernie Sanders reclame vitória. No entanto, a ex-secretária de Estado norte-americana conquistou mais três votos do que o Senador do Vermont, além de obter maior número de delegados.

Os candidatos mostraram satisfação pelos resultados do Caucus e prometeram começar rapidamente a campanha no New Hampshire. As primárias estão marcadas para o dia 9 de Fevereiro.

Advertisements