As primárias no New Hamsphire serão decididas pelos eleitores independentes que podem votar nos republicanos e democratas. As sondagens colocam Donald Trump e Bernie Sanders em primeiro lugar, mas o comportamento do eleitorado não garante veracidade aos estudos de opinião. A docente do Saint Anselm College no New Hampshire, Elizabeth Ossoff, explicou ao “The Democrat”, que “o eleitor costuma decidir no próprio dia”, porque está mais preocupado “com a mensagem emocional, fazendo depois uma avaliação racional”.

Os independentes são a chave da segunda eleição nesta corrida para a Casa Branca, embora também haja muitos apoiantes dos Democratas e Republicanos. A docente ligada ao Institute of Politics do New Hampshire explica que os eleitores gostam de se manter independentes porque estão “mais identificados com uma questão do que com qualquer partido”. A liberdade de votar aumenta o número de pessoas que preferem ficar fora do sistema. No entanto, as regras existentes permitem a votação nos candidatos que não gostam para “influenciar o resultado do outro partido”.

Os candidatos procuram atrair o maior número de eleitores independentes, em vez de falarem para o seu eleitorado. O autor do blogue “Era uma Vez na América”, Nuno Gouveia, considera que “Bernie Sanders, Donald Trump e John Kasich” são os candidatos que vão recolher mais votos por parte daquele grupo.

A vitória de Ted Cruz e o resultado de Marco Rubio no Iowa trouxe responsabilidade acrescida para Donald Trump. O empresário tem de vencer para manter a candidatura num patamar elevado. Nuno Gouveia entende que “em caso de vitória curta ou derrota, a candidatura pode sofrer um revés que dificilmente será invertida nas próximas primárias”. O especialista não tem dúvidas que “mais nenhum candidato precisa de ganhar no New Hamsphire”. Nem mesmo Marco Rubio que esteve perto do segundo lugar no Iowa.

O senador da Florida também espera pela desistência de John Kasich, Chris Christie e Jeb Bush. Os três republicanos preferiram fazer campanha no New Hampshire antes da divulgação dos resultados no Iowa. O especialista acredita que o único com “melhores sondagens” é John Kasich.

Advertisements