O Parlamento Europeu aprovou a realização da Assembleia União Europeia-Eurolat na capital portuguesa nos dias 16 a 18 de Maio. A reunião que decorrerá na sala do Senado da Assembleia da República vai contar com 150 membros, 75 representantes do Parlamento Europeu e 75 parlamentares latino-americanos.

A organização criada em 2006 pretende aproximar a União Europeia e o Mercosul em todas as áreas. Na reunião de Lisboa estarão em cima da mesa assuntos de natureza política, económica, ambiental e tecnológica.

O eurodeputado socialista, Carlos Zorrinho, disse ao “The Democrat” que a cimeira servirá para “aprofundar a cooperação entre a América Latina e a Europa na segurança e economia”. O português entende que se trata de “uma oportunidade para aproximar os dois blocos”.

A União Europeia pretende reforçar laços económicos e políticos com os países latino-americanos após a recente visita do Presidente dos Estados Unidos a Cuba. Carlos Zorrinho explica que “o evento resulta do esforço de alguns deputados que acreditam ser fundamental uma aproximação por causa das evoluções em Cuba”.

 

Advertisements