A última noite eleitoral correu bem ao empresário e à antiga secretária de Estado norte-americana. Os dois voltaram a aumentar distâncias em relação aos principais rivais. No entanto, Bernie Sanders conseguiu evitar o pleno de Clinton ao ter vencido na Pensilvânia. Por seu lado, Donald Trump obteve mais uma mão cheia de triunfos, tendo sido o sexto consecutivo desde as primárias de Nova Iorque.

O grande derrotado acabou por ser Ted Cruz. O senador do Texas ficou em terceiro lugar atrás de Kasich, menos na Pensilvânia onde conquistou a segunda posição. Contudo, Cruz amealhou apenas um delegado na noite eleitoral, enquanto o governador do Ohio ficou com cinco. Os Estados em jogo tinham o sistema de winner-take-all em que o primeiro classificado chega aos 50% e fica com todos os delegados, o que acabou por acontecer com o milionário norte-americano.

Neste momento, Hillary Clinton tem 2141 delegados ficando a faltar 242 para garantir a nomeação. Nos republicanos Trump tem 950, contra 560 de Cruz. John Kasich fica com 153, mas continua atrás de Marco Rubio que desistiu. O empresário necessita de 287 delegados para concluir a nomeação.

As próximas primárias realizam-se no dia 3 de Maio no Indiana.

 

Advertisements