fotografia0249

Os desafios do mundo digital no espaço europeu foi o tema em destaque no âmbito das conferências “Café Europa”, organizadas pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa. No painel estiveram os eurodeputados Carlos Zorrinho, João Ferreira e Marisa Matias.

Os três membros do Parlamento Europeu sublinharam a necessidade de concorrência face aos gigantes norte-americanos e asiáticos que operam na Europa. O socialista Carlos Zorrinho considera que “neste momento decorre uma revolução tecnológica na energia e no digital“, tendo alertado para o posicionamento da União Europeia nas duas revoluções. No entanto, os aspectos mais importantes para o eurodeputado são o cumprimento dos “valores da UE que garantem a criação de uma identidade digital europeia“.

A revolução tecnológica na Europa também acarreta alguns riscos. Carlos Zorrinho deu dois exemplos. O primeiro é o perigo de “termos uma grande vitória tecnológica e não servirmos as pessoas“. Em segundo lugar, os frutos podem ser aproveitados “apenas pelas empresas dos grandes países“.

A eurodeputada do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia Marisa Matias, também enumerou alguns factores negativos da aposta tecnológica. A antiga candidata presidencial acredita que “a utilização da informação e da base de dados são um problema“, bem como as questões ligadas aos direitos fundamentais.

Os três oradores salientaram a importância da inclusão digital para o desenvolvimento de uma sociedade. O eurodeputado do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia, João Ferreira, relembrou que “existem profundas disparidades no acesso à internet no espaço europeu“.

Advertisements