A disputa pelas ilhas desertas e as águas territoriais do Mar do Sul da China provoca tensões entre a China, Japão e as Filipinas. Nos últimos meses, os três países desenvolveram iniciativas para reclamar os territórios, bem como as águas marítimas.

O governo da República da China (Taiwan) também reclama algumas partes da região, como as ilhas Nansha, Shisha, Chungsha e Tungsha, bem como o respectivo território marítimo. Taiwan confia no reconhecimento da comunidade internacional para assegurar a soberania sobre os territórios.

Em Agosto de 2012, o Presidente Ma Ying-Jeou propôs uma iniciativa de paz na região para lidar com o problema da soberania, que também foi alargado às ilhas Diaoyutai. Os acordos alcançados em Abril de 2013 com o Japão para partilha de recursos na área da pesca terminaram com um conflito que tinha mais de 40 anos, embora ainda não seja possível chegar a consensos sobre a soberania.

O executivo de Taiwan mostra disponibilidade para dialogar com os outros países, tendo como objectivo proteger os territórios das ameaças, bem como desenvolver investigação científica.

Advertisements