Tags

A defesa dos direitos dos cidadãos europeus no território britânico é um tema que une todos os 27 Estados-Membros nas negociações entre o Reino Unido e a União Europeia. O consultor de assuntos europeus da EUPPORTUNITY, Bernardo Aguiar, garantiu ao The Democrat que “neste ponto a União Europeia tem conseguido falar a uma só voz, sendo que, a Polónia e Portugal são dois países com interesse no consenso”. 

A segunda ronda das negociações entre britânicos e os responsáveis europeus teve como assunto principal os direitos dos cidadãos europeus no Reino Unido. As duas partes conseguiram chegar a alguns acordos, mais ainda não houve uma aproximação aos objectivos europeus. Bernardo Aguiar explica que “a União Europeia pretende reciprocidade, estando disposta a conceder os mesmos direitos aos cidadãos britânicos nos Estados-Membros”.

As reuniões com periodicidade mensal poderão ser realizadas com mais frequência, já que, as duas partes pretendem mais encontros preparatórios. No final de Agosto, os responsáveis britânicos terão de trazer soluções relativamente à fronteira entre a Irlanda do Norte e a Irlanda, mas no último regresso a casa ficaram a perceber que têm “obrigações financeiras após a saída”. 

 

Advertisements